Pages

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PASTORAL DA CRIANÇA - O QUE ELA FAZ?



A Pastoral da Criança tem feito um trabalho bastante interessante com as crianças da nossa comunidade. Principalmente, nos bairros onde a população infantil é grande.
O trabalho iniciou-se no Jardim Maestro Júlio Ferrari há 5 anos, as líderes eram responsáveis pela pesagem e apoio às gestantes. Nos bairros Jardim Nova Lençóis e Jardim das Nações, a abertura da comunidade em acolher as crianças iniciou-se há 2 anos. Outros bairros também são assistidos pelas líderes, porém em menor quantidade.



Hoje, é enorme o trabalho de orientação que a Pastoral da Criança traz: palestras, orientações e panfletos. Como é o caso do último convite feito às gestantes para participarem de um Encontro no dias 20 e 21 de maio, no Salão Paroquial São Pedro e São Paulo, às 20h00.
O evento contou com 4 profissionais da saúde, que puderam esclarecer muitas dúvidas em relação aos seus bebês:
No dia 20, o Encontro foi iniciado com a Dra. Irene, ginecologista, que fez uma breve explicação sobre como se dá a fecundação e quais os cuidados necessários em um pré-natal: os principais exames que devem ser feitos pela gestante, as vacinas a serem tomadas para proteção dela e do feto, a importância de uma boa alimentação e os cuidados com as emoções, uma vez que tudo o que a mãe sente o feto também sente.
Logo depois, a pediatra Dra. Lívia, falou sobre os cuidados que a mãe deve ter com o seu bebê no primeiro ano de vida, os benefícios do aleitamento materno, a prevenção de acidentes e os cuidados para se evitar a morte súbita.
No dia 21, os trabalhos foram iniciados com um debate entre as líderes, as mães e a psicóloga Elizandra. Os assuntos tratados foram: a depressão pós-parto, os indícios de hiperatividade nas crianças, as características das crianças em cada fase de suas vidas, entre outros.
O Encontro foi finalizado com a contribuição da nutricionista Mônica, que expôs sobre a necessidade de se cuidar da nutrição na gravidez e durante a amamentação. Segundo ela, a alimentação da gestante deve ser rica em ferro, proteínas, vitaminas, entre outros nutrientes. Ela também comentou sobre a maior dificuldade que encontra hoje no seu trabalho com as crianças: cuidar e tratar a obesidade infantil.



















0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.