Todo este mês de Setembro é dedicado a Sagrada Escritura, a Bíblia. Mas você sabe por quê? Setembro é conhecido, como "Mês da Bíblia". Porque no dia 30 de setembro comemoramos a festa de São Jerônimo. Foi ele quem, no século IV, foi responsável, a pedido do Papa Dâmaso I, pela tradução dos textos bíblicos originais (hebraico, aramaico e grego) para a língua latina. Este célebre trabalho recebeu o nome de "Vulgata". A Igreja considera São Jerônimo como patrono dos estudos bíblicos. (Fonte: Arquidiocese Feira de Santana)
Aqueles que leem a Bíblia progridem na vida do Evangelho
As famílias, os grupos e as comunidades que leem a Bíblia de fato progridem na vivência do Evangelho, em unidade com a vontade de Deus e na comunhão fraterna. A Palavra meditada impulsiona as pessoas a superar o pecado e o azedume, causando certa plenitude espiritual com uma aura de paz e de alegria.
É o encantamento espiritual, a força interior, a capacidade de passar imune pelas tentações que nos rodeiam.
São Francisco de Assis, um dos grandes revolucionários da humanidade, apregoava a vida fraterna em meio ao egoísmo; a vida em Deus, mesmo em meio ao prurido da carne e do consumismo; a alegre adesão à vontade de Deus, vencendo o orgulho e a sede do poder. Quando se chega a uma fraternidade assim, logo se capta o perfume do Evangelho.
Por pedagogia, destinamos o mês de setembro a conhecer a Bíblia. Aliás, primeiro a ter a Bíblia em casa. Depois, a lê-la diariamente. Aprender a meditá-la diante de Deus, num coração orante.
A família aprende a acolher de modo afável seus membros: os pais se relacionam de modo afetivo com os filhos, como Deus, com Seu povo. Os filhos, por sua vez, acolhem os pais de modo pacífico, criando um ambiente sereno e alegre. É o encantamento da família.
É neste ambiente que germinam as vocações cristãs, que se alimentam ideais generosos e se superam obstáculos à felicidade.
Seja feliz! Conheça, leia e medite a Palavra de Deus.
Antes de lermos a Bíblia devemos pedir a unção do Espírito Santo a fim de que Ele nos ilumine para que possamos compreender e vivenciar a Palavra. Devemos ler a Bíblia com respeito, humildade e prudência .
Respeito: porque é a Palavra de Deus.
Humildade: não querendo entender tudo o que tem na Bíblia para se tornar um doutor da Lei.
Prudência: nunca apegar-se a uma só frase sem conhecer o contexto e não arriscar-se a dar interpretações pessoais.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.