Pages

sábado, 30 de junho de 2012

7º DIA DA NOVENA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO 2012


TEMA: A Inter Mirifica e os meios de comunicação social
" A Igreja sabe que esses meios prestam um enorme serviço ao gênero humano" (IM 2)

No 7º dia da novena, esteve presente da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes e o coral da comunidade. O celebrante foi o Monsenhor Carlos.

Em sua homilia Mons. Carlos diz que, o Concílio Vaticano II foi uma "grande reunião" que aconteceu entre 1963 até 1965, foi aberto solenemente no dia 11 de outubro de 1962, há 50 anos e aquilo que mais repercutiu foi a mudança da missa que era celebrada na língua latina e passou a ser celebrada na nossa língua vernácula: "a Língua Portuguesa". O Concílio é uma reunião dos bispos da Igreja do mundo inteiro. o 1º concílio: O Concílio de Jerusalém (Atos dos Apóstolos 15) aconteceu quando os Apóstolos se reuniram para discutir e decidir algo a respeito da Igreja na década de 40, pouco tempo após a morte de Jesus.
Toda a vez que na história da Igreja algo de muito importante precisava ser decidido, os Apóstolos (bispos) se reuniam e decidiam sob a ação do Espírito Santo. Nestes 2000 anos houveram 21 concílios. O Concílio é a reunião mais importante que se realiza na vida da Igreja e o último concílio foi o Concílio Vaticano II. Durante três anos os bispos estudaram a Palavra de Deus, para dar uma resposta aos desafios da sociedade moderna. O Concílio apresentou 4 constituições e 9 decretos.

Neste 7º dia da novena o tema deste dia é o decreto disciplinar "Inter Mirifica", que significa que entre as admiráveis conquistas da inteligência humana está a criação dos Meios de Comunicação Social. Foi a 1º vez na história do cristianismo que se falou de uma forma solene sobre os Meios de Comunicação Social. Não havia computador, mas já existia televisão.Tudo o que foi falado sobre as comunicações continua valendo como orientação até hoje. O jornal foi acolhido pela Igreja no século XVI, São Francisco de Salles distribuía jornais e cartazes anunciando a verdade do evangelho.
A história da Igreja está muito relacionada com os meios de comunicação social, pois muito antes de Gutemberg ter inventado a imprensa. Quem escrevia livro inteiros letra por letra eram os monges.
A Igreja sempre apoiou os Meios de Comunicação Social, porque ela viu uma possibilidade de anunciar com mais força o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 1963, com este decreto, a partir do Concílio Vaticano II a Igreja reconhece oficialmente que os Meios de Comunicação Social (rádio, impressa, televisão e, hoje também, a internet) se forem bem usados são verdadeiramente um dom para a humanidade. Porém, todo instrumento é uma "faca de dois gumes". Portanto, é responsabilidade de todo cristão, saber utilizar de forma correta. É de responsabilidade moral saber ligar a televisão, o computador, o celular, ou qualquer tipo de mídia na hora certa e desligar na hora certa. Pois, o grande perigo de todo Meio de Comunicação Social pode nos conduzir e induzir ao mal. Por isso que o Concílio Vaticano II alerta às autoridades e todos os cristãos para que saibam usar bem e adequadamente, a partir da verdade e da lei moral transmitir aquilo que deve ser transmitido e acionar aquilo que deve ser acessado.
Outro alerta que Mons. Carlos faz é sobre os relacionamentos virtuais saudáveis, para ele: "Esta é uma coisa admirável e bendita, mas eu não devo me esquecer de me comunicar com o meu irmão que está ao lado". Não podemos ser escravos de um relacionamento virtual. Em relação às crianças, "É preciso ter horário para tudo".

"Todos os meios de comunicação social são admiráveis ao todo criador, mas exigem uma responsabilidade de cada um de nós!"






















0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.